Neuroativa - Psicoterapia & Neurofeedback | Áreas de Atuação
15718
page-template-default,page,page-id-15718,ajax_updown,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-13.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Áreas de Atuação

Psicoterapia

Psicoterapia é um valioso recurso para lidar com dificuldades da existência, é um espaço favorável ao crescimento e amadurencimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo. É uma experiência enriquecedora, que promove o desenvolvimento pessoal, emocional e relacional, pode ser útil a quem pretende refletir acerca de si próprio, das suas emoções e de seus relacionamentos.

NEUROFEEDBACK

O Neurofeedback (Biofeedback(saiba mais) de ondas cerebrais) têm suas raízes na multidisciplinaridade, pois seus resultados advêm do encontro do conhecimento de diversas áreas como a medicina, a psicologia, a psicofisiologia, a biologia, a engenharia biomédica, a informática, tendo também aportes da teoria geral dos sistemas e da cibernética. Atualmente é empregado em diversas áreas, desde clínicas de psicologia, neuropsicologia, medicina e odontológia, até áreas da educação, chegando aos esportes e aumento de desempenho.

O Neurofeedback enfatiza no indivíduo a formação da autorregulação dos processos mente/corpo, proporcionando equilíbrio entre mente, corpo e emoções.

SAIBA MAIS

EMDR

EMDR vem da sigla em inglês que significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Trata-se de uma técnica de psicoterapia relativamente nova, usada para reduzir traumas, ansiedade, sintomas depressivos, fobias, síndrome do pânico, bem como para melhorar o funcionamento global do indivíduo. O EMDR é um sistema integral que tem como meta metabolizar resíduos disfuncionais (traumas do passado próximos ou distantes) e transformá-los em algo útil. Nos leva a encontrar alternativas sobre os “imodificáveis” fatos do passado, onde a mudança do sentido dos acontecimentos cria novas possibilidades, levando o sujeito a otimizar seus recursos e potencialidades.

ARTETERAPIA

Arteterapia é a utilização de linguagens artísticas, predominantemente plásticas, de símbolos, metáforas e, de forma geral, da criatividade, em processos terapêuticos. A arte é uma expressão humana desde a Idade da Pedra, e como tal é uma necessidade tanto individual como social. Porém, funciona como terapia quando utilizada em um enquadre terapêutico. Por trabalhar com o criativo, lida com o novo e processos de criação artísticos, por envolverem os sentidos, o “fazer”, são em geral muito revitalizantes e, às vezes, também relaxantes.

Proporcionam a possibilidade de ver “o velho” com “um novo olhar” , de reconstruir de formas novas velhas percepções. Além disso, ao contrário dos sonhos, os trabalhos de arte são sempre surpreendentes para a pessoa que cria, que pode encontrar no trabalho que criou uma fonte de reflexão e auto-conhecimento. E neste sentido, a arteterapia facilita o encontro da pessoa com seu eu mais autêntico. (Selma Ciornai)